Produtores vão criar primeira cooperativa de manga do Vale do São Francisco

No dia 15 de março de 2025, ocorreu uma reunião em Petrolina-PE, marcando um momento histórico para os produtores de manga do Vale do São Francisco. Depois de seis meses de mobilização, foi formalizada a criação da Cooper Manga, a primeira cooperativa de manga da região, que responde por 87% das exportações nacionais da fruta.

Com um número inicial de 50 cooperados, que produzem em uma área de 1.500 hectares, distribuídos nos municípios de Petrolina, Juazeiro e Casa Nova, na Bahia, a Cooper Manga já nasce forte e com boas perspectivas. Segundo o produtor e um dos componentes do grupo de criação da cooperativa, Rodrigo Fernandes, a futura organização já tem estatuto e vai eleger a primeira diretoria até o final de abril. “Vamos agregar valor à produção, fortalecer a comercialização e o desenvolvimento sustentável, ampliando as oportunidades para a cadeia produtiva”, ressaltou.

Logo na abertura da reunião, no auditório do Sebrae, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), Jailson Lira, deu as boas-vindas, falando da importância da atitude empreendedora e reafirmando o apoio à criação da nova cooperativa. “É importante para a cadeia produtiva da manga, é importante para o desenvolvimento da região. Os associados da Cooper Manga terão muitas dificuldades iniciais, mas vão perseverar e servir de exemplo para muitas associações que virão”, frisou.

A analista do Sebrae-PE, Laianne Macedo, também reafirmou o apoio da instituição à nova cooperativa. “O Sebrae sempre está presente nas iniciativas de organização dos pequenos produtores, porque entende que essa é a melhor forma de superar as barreiras de mercado e desenvolver territórios”, afirmou.

Na sequência, os produtores conferiram uma palestra com o gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/PE, Adriano Fassini. Depois de apresentar a entidade, Adriano falou do papel de uma cooperativa, da necessidade de criação de um plano de negócio participativo e da viabilidade e sustentabilidade econômica, social e técnica da nova organização.

A matéria foi publicada em 19/03/2025.

Missão com 29 produtores do Vale do São Francisco participa em São Paulo da Fruit Attraction

Uma missão com 29 fruticultores do Vale do São Francisco, está participando, desde a última terça-feira (25), no São Paulo Expo & Convention Center, na capital paulista,
do principal evento do setor de frutas e hortaliças no hemisfério sul, a Fruit Attraction.

Organizada pelo Sebrae-PE e Sindicato de Produtores Rurais de Petrolina (SPR), os fruticultores, filiados ao SPR, já prospectaram negócios, participaram de capacitações e palestras do Fruit Fórum, troca de experiências e networking, além do contato próximo com 400 marcas nacionais e internacionais.

Para o produtor de frutas, Erick Fernandes da Coopervasf, a feira está proporcionando também intercâmbio entre produtores de outras regiões e compradores de diversos países, que certamente vão garantir o crescimento do agro na região. “E o mais importante de tudo é poder levar ao conhecimento do mundo a fruta dos pequenos produtores do Vale”, ressaltou.

Marcando presença, pelo segundo ano consecutivo no evento, o presidente do Sindicato de Produtores Rurais De Petrolina ( SPR), Jailson Lira, destacou que a Fruit Attraction São Paulo dobrou de tamanho e também de oportunidades, com 45 compradores internacionais de 21 países que movimentaram a rodada de negócios
promovida pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). “Além de trabalhar com a exportação também temos foco no mercado interno. De 60% a 70% da nossa produção é destinada a esse mercado. Essa feira tanto serve para que os produtores tenham um contato com compradores internacionais como também com compradores aqui do eixo Rio, São Paulo e Sul do país”, frisou. Jailson Lira acrescentou ainda que, além da diversificação de mercados, a Fruit Attraction agrega valor às frutas do Vale, destacando a qualidade, sustentabilidade e competitividade.

A analista do Sebrae-PE, Laianne Macedo, comemorou ainda os resultados da missão, enfatizando que os produtores realizaram mais de 25 negociações. “Para alguns, essa é a primeira oportunidade de contato com compradores internacionais, o que nos deixa extremamente felizes e motivados com os resultados que estão por vir”,concluiu. A missão de produtores do Vale do São Francisco se despediu da Fruit Attraction nesta quinta-feira (27), participando de uma visita técnica ao Mercado Central e ao Ceagespe,
maior entreposto atacadista de alimentos do país e um dos maiores do mundo.

A matéria foi publicada em 28/03/2025.